Search

Acesso Restrito

login access

Visão

visão idp

Visão da escola: Como a escola é ou quer ser percebida pela comunidade.

Queremos  ser  uma  família  acolhedora,  alegre,  misericordiosa,   que valoriza a todos como seres humanos, com suas potencialidades e fragilidades, não como simples clientes ou produtos, que vive num clima de diálogo permanente, entendendo as singularidades e os ritmos de cada um de seus integrantes, capaz de agir no mundo, na história e na sociedade, de forma competente e eficaz.

Uma  família unida,  otimista,  dinâmica  e  pacífica  que  vive, pensa e age em conjunto, encarando os problemas sociais e pedagógicos, como obstáculos a serem superados e não como algo insuperável ou como se fosse o fim de tudo, porque acredita em si mesma, nas equipes e em todos os que constituem o Divina Pastora.

Queremos  ser  uma  família  aberta  à  problemática e aos desafios e avanços científicos e tecnológicos do mundo atual, que valoriza a tradição sem deixar- se levar pelo tradicionalismo, as dimensões práticas do conhecimento sem cair no pragmatismo.

Uma  família respeitosa, justa e fraterna que valoriza seus profissionais, propiciando-lhes formação continuada, boas condições de trabalho, salários compatíveis, bem como igualdade de direitos, atenções e oportunidades.

Queremos ser uma escola atualizada, organizada, descentralizada, dinâmica, contextualizada, democrática, menos burocrática e menos compartimentalizada, que aceita o pluralismo cultural e religioso, se empenha na formação de um cidadão democrático, conscientizado, conhecedor e construtor da cultura, recusando-se a ser mera repassadora de conteúdos ou reprodutora da sociedade atual.

Queremos  ser  uma escola que aproveita as divergências e os erros como pontos de apoio para a aprendizagem, para o crescimento humano, para o aprimoramento da prática pedagógica, instaurando um processo de avaliação permanente, capaz de apontar coerências e incoerências entre o fazer diário e os horizontes estabelecidos em nosso marco referencial e de sugerir meio para diminuir a distância entre o discurso e a prática.

O Divina Pastora, contando com a participação e o empenho de todos quer ser um centro de qualidade humana, de espiritualidade franciscana e um laboratório do exercício consciente da cidadania, no estilo próprio das Irmãs Missionárias Capuchinhas.