Search

Acesso Restrito

login access

Ensino Fundamental

ENSINO FUNDAMENTAL I

ensino fundamental1

PRINCÍPIOS NORTEADORES:

O Instituto Divina Pastora adota em sua ação pedagógica os seguintes princípios norteadores:

  • Éticos: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação.
  • Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à prevenção do regime democrático e dos recursos ambientais; de busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; de exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades, de redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.
  • Estéticos: de cultivo de sensibilidade juntamente com o da racionalidade, de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; de valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira; de construção de identidades plurais e solidárias.

OBJETIVOS GERAIS:

Pautado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) a proposta do Ensino Fundamental I, visa desenvolver no educando conhecimentos que lhe permitam: 

  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

  • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;

  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais:

  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

  • Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;

  • Utilizar as diferentes linguagens – verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio de produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. 

METODOLOGIA 

A proposta pedagógica do INSTITUTO DIVINA PASTORA, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Lei 11.114/05, a Constituição Brasileira, Resolução CEB nº 1, de 07/04/1999, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, no Referencial Curricular para Educação Infantil – RCNEI e Deliberação nº 265 do Conselho Estadual de Educação do Maranhão.

A metodologia de ensino do INSTITUTO DIVINA PASTORA, está baseada numa educação evangélico-libertadora como inspiração orientadora de todo o fazer pedagógico, envolvendo uma proposta construtivista, cujo objetivo é levar a criança e o adolescente a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, dos espaços e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas de modo a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.

O INSTITUTO DIVINA PASTORA, adota a metodologia pedagógica sociointeracionista, para o trabalho com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental privilegiando o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas sociais, trabalhos em sua contextualização, pois o desenvolvimento histórico acontece do social para o individual. “O ser humano só adquire cultura, linguagem e desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se inserida no meio social”. (Vigotsky)

PROJETOS PERMANENTES

  • Projetos de Leitura
  • Clube de Ciências
  • Campeonato Interclasses
  • Cultura e formação: Carnaval e Festa Junina
  • Formação espiritual diária
  • Semana das Crianças
  • Campanha do Ancião
  • Mostra de Conhecimentos
  • Preparação para Primeira Eucaristia
  • Reforço Pedagógico envolvendo Língua Portuguesa e Matemática
  • Natal Solidário

ENSINO FUNDAMENTAL II

ensino fundamental2

PRINCÍPIOS NORTEADORES:

O Instituto Divina Pastora adota em sua ação pedagógica os seguintes princípios norteadores:

  • Éticos: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação.

  • Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; de busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; de exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; de redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.

  • Estéticos: de cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; de valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira; de construção de identidades plurais e solidárias.

OBJETIVOS GERAIS:

Capacitar o educando, através de suas atividades, a adquirir e desenvolver os conhecimentos atualizados que lhe permitam interagir no mundo que o cerca através;

  • da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

  • do desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

  • do fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;

  • do desenvolvimento de atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas, que atendam às características biopsicossociais do educando.

METODOLOGIA

A proposta pedagógica do INSTITUTO DIVINA PASTORA, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Lei 11.114/05, a Constituição Brasileira, Resolução CEB n° 1, de 07/04/1999, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, no Referencial Curricular para Educação Infantil – RCNEI e Deliberação no. 265 do Conselho Estadual de Educação do Maranhão.

A metodologia de ensino do INSTITUTO DIVINA PASTORA, está baseada numa educação evangélico-libertadora como inspiração orientadora de todo o fazer pedagógico, envolvendo uma proposta construtivista, cujo objetivo é levar a criança e o adolescente a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, dos espaços e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas de modo a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.

O INSTITUTO DIVINA PASTORA, adota a metodologia pedagógica sociointeracionista, para o trabalho com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental privilegiando o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas sociais, trabalhados em sua contextualização, pois o desenvolvimento histórico acontece do social para o individual. "O ser humano só adquire cultura, linguagem e desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se inserida no meio social”. (Vigotsky).

PROJETOS PERMANENTES

  • Clube de Ciências

  • Encontros de formação espiritual – “Tardes com Jesus Cristo e com os Irmãos”

  • Clube Escolar Cívico