ENSINO FUNDAMENTAL I
PRINCÍPIOS NORTEADORES:
O Instituto Divina Pastora adota em sua ação pedagógica os seguintes princípios norteadores:
- Éticos: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação.
- Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à prevenção do regime democrático e dos recursos ambientais; de busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; de exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades, de redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.
- Estéticos: de cultivo de sensibilidade juntamente com o da racionalidade, de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; de valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira; de construção de identidades plurais e solidárias.
OBJETIVOS GERAIS:
Pautado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) a proposta do Ensino Fundamental I, visa desenvolver no educando conhecimentos que lhe permitam:
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Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
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Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
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Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
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Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais:
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Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
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Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
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Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
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Utilizar as diferentes linguagens – verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio de produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
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Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
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Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
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Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.
METODOLOGIA
A proposta pedagógica do INSTITUTO DIVINA PASTORA, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Lei 11.114/05, a Constituição Brasileira, Resolução CEB nº 1, de 07/04/1999, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, no Referencial Curricular para Educação Infantil – RCNEI e Deliberação nº 265 do Conselho Estadual de Educação do Maranhão.
A metodologia de ensino do INSTITUTO DIVINA PASTORA, está baseada numa educação evangélico-libertadora como inspiração orientadora de todo o fazer pedagógico, envolvendo uma proposta construtivista, cujo objetivo é levar a criança e o adolescente a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, dos espaços e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas de modo a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.
O INSTITUTO DIVINA PASTORA, adota a metodologia pedagógica sociointeracionista, para o trabalho com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental privilegiando o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas sociais, trabalhos em sua contextualização, pois o desenvolvimento histórico acontece do social para o individual. “O ser humano só adquire cultura, linguagem e desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se inserida no meio social”. (Vigotsky)
PROJETOS PERMANENTES
- Projetos de Leitura
- Clube de Ciências
- Campeonato Interclasses
- Cultura e formação: Carnaval e Festa Junina
- Formação espiritual diária
- Semana das Crianças
- Campanha do Ancião
- Mostra de Conhecimentos
- Preparação para Primeira Eucaristia
- Reforço Pedagógico envolvendo Língua Portuguesa e Matemática
- Natal Solidário
ENSINO FUNDAMENTAL II
PRINCÍPIOS NORTEADORES:
O Instituto Divina Pastora adota em sua ação pedagógica os seguintes princípios norteadores:
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Éticos: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação.
-
Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; de busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; de exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; de redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.
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Estéticos: de cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; de valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira; de construção de identidades plurais e solidárias.
OBJETIVOS GERAIS:
Capacitar o educando, através de suas atividades, a adquirir e desenvolver os conhecimentos atualizados que lhe permitam interagir no mundo que o cerca através;
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da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
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do desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
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do fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
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do desenvolvimento de atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas, que atendam às características biopsicossociais do educando.
METODOLOGIA
A proposta pedagógica do INSTITUTO DIVINA PASTORA, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Lei 11.114/05, a Constituição Brasileira, Resolução CEB n° 1, de 07/04/1999, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, no Referencial Curricular para Educação Infantil – RCNEI e Deliberação no. 265 do Conselho Estadual de Educação do Maranhão.
A metodologia de ensino do INSTITUTO DIVINA PASTORA, está baseada numa educação evangélico-libertadora como inspiração orientadora de todo o fazer pedagógico, envolvendo uma proposta construtivista, cujo objetivo é levar a criança e o adolescente a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, dos espaços e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas de modo a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.
O INSTITUTO DIVINA PASTORA, adota a metodologia pedagógica sociointeracionista, para o trabalho com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental privilegiando o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas sociais, trabalhados em sua contextualização, pois o desenvolvimento histórico acontece do social para o individual. "O ser humano só adquire cultura, linguagem e desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se inserida no meio social”. (Vigotsky).
PROJETOS PERMANENTES
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Clube de Ciências
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Encontros de formação espiritual – “Tardes com Jesus Cristo e com os Irmãos”
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Clube Escolar Cívico