Search

Acesso Restrito

login access

EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO INFANTIL

educacao infantil

 PRINCÍPIOS NORTEADORES:

 O Instituto Divina Pastora adota em sua ação pedagógica os seguintes princípios  norteadores:

  • Éticos: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação.

  • Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; de busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; de exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; de redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.

  • Estéticos: de cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; de valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira; de construção de identidades plurais e solidárias.

OBJETIVOS GERAIS

A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades de ordem FÍSICA / COGNITIVA / AFETIVA / ESTÉTICA / ÉTICA e de relação INTERPESSOAL e de INSERÇÃO SOCIAL, tendo como objetivos gerais;

  • desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

  • descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

  • estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos e articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

  • brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

  • utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades, desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

METODOLOGIA

A proposta pedagógica do INSTITUTO DIVINA PASTORA, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Lei 11.114/05, a Constituição Brasileira, Resolução CEB n° 1, de 07/04/1999, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, no Referencial Curricular para Educação Infantil – RCNEI e Deliberação no. 265 do Conselho Estadual de Educação do Maranhão.

A metodologia de ensino do INSTITUTO DIVINA PASTORA, está baseada numa educação evangélico-libertadora como inspiração orientadora de todo o fazer pedagógico, envolvendo uma proposta construtivista, cujo objetivo é levar a criança e o adolescente a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, dos espaços e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas de modo a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.

O INSTITUTO DIVINA PASTORA, adota a metodologia pedagógica sociointeracionista, para o trabalho com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental privilegiando o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas sociais, trabalhados em sua contextualização, pois o desenvolvimento histórico acontece do social para o individual. "O ser humano só adquire cultura, linguagem e desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se inserida no meio social”. (Vigotsky).

PROJETOS PERMANENTES

  • Desfile de personagens dos clássicos da Literatura Infantil – Semana do Livro
  • Projetos desenvolvidos para a culminância na Mostra de Conhecimentos
  • Ação de Graças para a conclusão da Educação Infantil - PRÉ-ESCOLA II