EDUCAÇÃO INFANTIL

educacao infantil

 PRINCÍPIOS NORTEADORES:

 O Instituto Divina Pastora adota em sua ação pedagógica os seguintes princípios  norteadores:

OBJETIVOS GERAIS

A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades de ordem FÍSICA / COGNITIVA / AFETIVA / ESTÉTICA / ÉTICA e de relação INTERPESSOAL e de INSERÇÃO SOCIAL, tendo como objetivos gerais;

METODOLOGIA

A proposta pedagógica do INSTITUTO DIVINA PASTORA, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Lei 11.114/05, a Constituição Brasileira, Resolução CEB n° 1, de 07/04/1999, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, no Referencial Curricular para Educação Infantil – RCNEI e Deliberação no. 265 do Conselho Estadual de Educação do Maranhão.

A metodologia de ensino do INSTITUTO DIVINA PASTORA, está baseada numa educação evangélico-libertadora como inspiração orientadora de todo o fazer pedagógico, envolvendo uma proposta construtivista, cujo objetivo é levar a criança e o adolescente a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, dos espaços e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas de modo a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.

O INSTITUTO DIVINA PASTORA, adota a metodologia pedagógica sociointeracionista, para o trabalho com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental privilegiando o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas sociais, trabalhados em sua contextualização, pois o desenvolvimento histórico acontece do social para o individual. "O ser humano só adquire cultura, linguagem e desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se inserida no meio social”. (Vigotsky).

PROJETOS PERMANENTES